" border="0" /> " border="0" />

Selinho de Destaque


Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source

19 abril, 2010

Como cultivar ervas/temperos?



mostarda


Algumas plantas  já fazem parte do cultivo doméstico, como chá calmantes, temperos e perfumes.
Hoje vamos falar de como podemos cultivá-los e alguns cuidados.
Seu cultivo independe do tamanho do jardim, que pode se em uma bacia, jardineira ou mesmo no peitoral da janela, o que vale é o prazer de você poder estar consumindo algo que você mesmo plantou, e se possível tiver um lugar onde possa sentar-se ira desfrutar delas em todos os sentidos.


Vamos falar do cultivo em recipientes:


mudas


Se o cultivo for em vasos, a altura não deve ultrapassar 1/3 da altura da planta.
Uma boa mistura para plantar é metade de terra vegetal esterilizada  e outra de areia grossa, de preferência um pouco também estrume.

As condições ideais são: temperatura do ar de 10°C a 25°C, luz solar durante no mínimo cinco horas diárias e umidade de aproximadamente 50%. Um pouco de exposição ao ar fresco, sem vento, também é ótimo para as plantas.
Uma janela voltada para o norte é o ideal, mas as que dão para o leste ou oeste devem fornecer luz solar adequada.
Se as folhas ficarem pálidas, murchas e fracas, significa que não estão recebendo luz suficiente.
No inverno, ponha os vasos sobre seixos numa bandeja com o fundo coberto com água, ou ainda borrife água nas plantas de uma a duas vezes por semana.
Verifique se há pragas:
Se houver lave-as delicadamente, as menores de cabeça para baixo na pia, se forem maiores pode ser no chuveiro.Uma opção para pulverizar é utilizar o detergente de cozinha:use uma colher de chá para cada xícara de água, enxagüando em seguida.Aplique esta solução por alguns dias até a praga desaparecer.


Cuidados fundamentais:

As ervas necessitam de sol, uma exposição diária de pelo menos 5 horas, para que possam crescer forte e saborosas.
Um solo bem drenado, plante em terreno inclinado ou ponha o recipiente em um plano mais alto, cercando-o com tijolos.
Prepare o solo cavando uns 30cm.
Se o solo for duro, ou tiver grande porcentagem de argila, coloque também várias pás de material orgânico, como adubo, húmus de folhas ou estrume curtido, além de um pouco de areia grossa para melhorar a drenagem.


Manutenção:


cultivo em vaso


Elas não exigem tantos cuidados, mas se perceber plantas doentes ou ervas daninhas remova-as, no caso de jardins pequenos ao perceber sua presença revolve a terra, e em jardins maiores, cubra a terra com palha.
Ao redor de plantas que preferem solo rico, úmido (por exemplo, manjericão, aneto, cerefólio, cebolinho, hortelã e segurelha), use uma camada fina de cobertura orgânica leve, como folhas mortas, mofo de folha, aparas de madeira, lascas de casca de pinheiro ou adubo. Cascalho pequeno é melhor para as ervas que requerem um solo mais seco e menos rico (alfazema, alecrim e tomilho, por exemplo).
Se o clima for muito seco regue as ervas que gostam da umidade como o hortelã e manjericão.
Embora algumas ervas sejam resistentes á pragas, elas não resistem a fungos e ferrugem, aproveite as próprias plantas e faça um repelente natural.

Colha algumas folhas de ervas que parecem nunca ser atingidas por pragas - por exemplo hortelã-verde ou arruda. Depois, despeje água fervente sobre as folhas (três partes de água para uma de ervas) e deixe em infusão durante 15 minutos. 
Quando esfriar, coe a mistura em pano fino e pulverize as plantas contaminadas. Repita o processo uma vez por semana e depois da chuva, usando a cada vez uma nova fervura da mistura.
Algumas plantas são perenes, como o alecrim e cidrão, mas não resistem a geadas(temperaturas muito baixa), neste caso coloque-os em lugar coberto até passar a geada e na primavera dê uma olhada, se ver folhas amarelas descubra-as e ponha no sol e a noite cubra novamente.
Siga essas dicas e mãos à obra!!!

2 comentários:

  1. adorei e resolveu meu dilema com minhas plantihas,
    Abraços e se puder continue assim prestativa e amiga leal

    ResponderExcluir

...Já comentaram! Mas falta você, meu anjo!

Me mande um email!

Me mande um email!
ira-espacomulher@hotmail.com

Arquivos

Minha lista de blogs


Recadinho!!!

MSN