" border="0" /> " border="0" />

Selinho de Destaque


Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source

02 julho, 2010

A violência contra a mulher.


Você sabia?

Que no  Brasil, a cada 15 segundos uma mulher sofre violência e maus-tratos?
O relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostrou um quadro alarmante em relação à violência doméstica. No Brasil, os números são mais estarrecedores do que a média mundial, na qual, de acordo com a pesquisa, a cada 18 segundos, em algum lugar, uma mulher sofre violência e maus-tratos, até mesmo as grávidas. No caso do Brasil específicamente, o tempo cai para 15 segundos, o que significa aproximadamente 2,1 milhões de vítimas por ano. 
O estudo ‘A Saúde da Mulher e a Violência Doméstica contra as Mulheres’ foi baseado em entrevistas realizadas com 24 mil pessoas do sexo feminino de dez países, englobando todas as regiões e classes sociais. Em relação às brasileiras, a maioria dos casos é de violência severa, ou seja: socos, chutes, ameaças e ataques com armas. O relatório ainda descreve, no País, um cenário assustador sobre os resultados das agressões: fraturas, escoriações, queimaduras, traumatismos cranianos, deslocamentos de mandíbulas, estupros e assassinatos. 
A OMS também constatou que as mulheres vítimas de abuso físico são, em longo prazo, mais propensas a problemas de saúde e ao suicídio. Outro dado: uma em cada seis pessoas do sexo feminino sofre violência no mundo. No Brasil, a proporção foi de uma em cada três entre as mulheres ouvidas na pesquisa. 
A agressão ocorre tanto nas relações interpessoais quanto nas práticas institucionais, independente de raça, classe social, grau de instrução e idade. As formas são as mais diversas, porém, a dor maior muitas vezes não está na violência física, e sim nas verbais e morais, que causam marcas profundas. Humilhações, torturas e abandonos são considerados pequenos ‘assassinatos diários’, difíceis de superar, fazendo com que as mulheres percam a referência de cidadania.


Um comentário:

  1. Oi linda, passei para fazer uma visita e te parabenizar
    pela postagem informando sobre a violência contra a mulher.
    Os dados são assustadores! É um assunto muito delicado e
    que merece máxima atenção. Deus te guie sempre! Bjos

    ResponderExcluir

...Já comentaram! Mas falta você, meu anjo!

Me mande um email!

Me mande um email!
ira-espacomulher@hotmail.com

Arquivos

Minha lista de blogs


Recadinho!!!

MSN