" border="0" /> " border="0" />

Selinho de Destaque


Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source

23 março, 2010

Alergias na pele:


Alergias na pele:

As alergias na pele são chamadas de:eczema atópico; dermatite - atópica; atópica - eczema; eczema infantil; infantil - eczema; neurodermatite.
 É um problema relacionada a reação de hipersensibilidade, ocasionando uma inflamação, coceira e descamação da pele.

Causas e fatores de risco:

A dermatite atópica acomete tanto crianças como adultos, sendo muito comum em bebês, desaparecendo dentro de 18 meses, acontece principalmente em casos familiares, como asma,eczema, psoríase.A neurodermatite é ocasionada pela constante acúmulo de produção de coceira.
Ocorre uma reação de hipersensibilidade (parecida com uma alergia) na pele, que causa uma inflamação crônica. A inflamação faz a pele ficar com coceira e descascando. Uma irritação e uma coceira crônicas podem causar o espessamento da pele e ela fica com uma textura parecida com a do couro, apesar de ser mais pronunciada quando se apresenta de forma localizada, como um líquen simples crônico.
A exposição constante ao meio(exposição a água, alteração de  temperatura e estresse) que provoca as alergias tendem a piorar os sintomas.

Sintomas:
*Coceira intensa;
*bolhas (formação de vesículas) com supuração e crostas;
*inflamação e vermelhidão em redor das bolhas;
*erupção cutânea em crianças de até 2 anos, lesões que começam nas bochechas dos bebês, pode agredir o couro cabeludo, braços, troncos e as pernas;
*nas áreas de pele seca, curtidas(liquenifação):pode haver maior ou menor pigmentação da pele com relação ao tom normal da pele, geralmente acontece na região do cotovelo e atrás da patela, podendo se disseminar para pescoço, pés, mãos e pálpebras;
*áreas de pele em carne viva,(escoriação) devido a arranhadura;
*secreção ou sangramento do ouvido.
O diagnóstico é feito pela avaliação da pele, antecedentes familiares,e biópsia de pele.

Tratamento:
Consulte seu médico, para indicar o tratamento e acompanhar o desenvolvimento.
O tratamento pode variar dependendo do aspecto (etapa) das lesões - lesões agudas com drenagem, lesões secas com descamação, ou lesões crônicas secas e espessas - e o tratamento deve ser diferente para cada uma delas.
O eczema infantil normalmente se torna mais suave com a idade e freqüentemente desaparece após os 3 ou 4 anos de idade. A dermatite atópica geralmente responde bem ao tratamento caseiro. O tratamento deve ser planejado em relação à natureza crônica da doença. Qualquer coisa que agrave os sintomas deve ser evitado, sempre que possível, incluindo qualquer alimento alérgeno e irritantes ambientais, como por exemplo lã e lanolina.
A pele seca freqüentemente piora a condição, de modo que os banhos e o uso de sabonetes devem ser reduzidos. Alterações na temperatura e o estresse podem provocar sudorese e alterações nos vasos sangüíneos da pele, assim agravando também esta condição.
Se o fato de evitar os irritantes não ajuda a reduzir os sintomas, talvez um tratamento aplicado numa área localizada da pele (tópico) seja recomendado. O tratamento tópico de lesões com secreção pode incluir loções calmantes, sabonetes neutros ou compressas úmidas. As loções suaves antipruriginosas ou os esteróides tópicos (veja o item sobre corticosteróides-tópico-baixa potência) pode acalmar áreas com lesões menos agudas ou em processo de cicatrização.
As áreas com lesões crônicas espessadas podem ser tratadas com ungüentos ou cremes que contenham componentes de alcatrão, com esteróides tópicos (veja o item sobre corticosteróides-tópico-potência média a alta), com ingredientes que lubrificam ou amaciem a pele, ou com outras substâncias. Os corticosteróides sistêmicos podem ser receitados para reduzir a inflamação em alguns casos mais graves.
Esta doença poderá evoluir causando infecção bacteriana da pele e formar cicatriz.

Veja algumas imagens:
      

 
   

Publicado por: Dra. Shirley de Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

...Já comentaram! Mas falta você, meu anjo!

Me mande um email!

Me mande um email!
ira-espacomulher@hotmail.com

Arquivos

Minha lista de blogs


Recadinho!!!

MSN